segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Em Portugal, no final do século XIII, Nossa Senhora foi venerada com este título num grandioso templo. Ao redor do templo havia uma casa para abrigar os romeiros e na qual residia o ermitão. Do lado esquerdo da construção se vêem vestígios de uma piscina, na qual, segundo a tradição, se operaram vários milagres.
A origem desta devoção data do ano de 1217, quando frei Soeiro, depois de fundar o primeiro Convento da sua Ordem dos Pregadores, no alto da serra da Neve, viu brilhar ao longe uma luz e, seguindo sua direção, foi encontrar uma imagem de Nossa Senhora com o Menino nos braços, num lugar chamado a Ameijoeira. Daí o nome que se dá a Maria Santíssima nessa região.
O terremoto de 1755 destruiu totalmente o templo. A imagem de Nossa Senhora foi removida para a igreja paroquial de Abrigada, para onde os romeiros começaram a se dirigir. Outro terremoto, o do ano de 1908, destruiu a igreja paroquial de Abrigada, sendo então a imagem colocada na capela de São Roque da mesma freguesia, onde ainda se encontra.

Deixe um Comentário

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -