quinta-feira, 13 de novembro de 2008




Segundo a tradição, quatro peregrinos, ao retornarem da Terra Santa, fundaram uma ermida próxima à cidade de Assis, na Itália, a qual recebeu o nome de “Porciúncula”, ou seja, “pequena porção”.Ali, quando veneravam um fragmento do túmulo da Virgem, ouviram cânticos entoados por vozes celestiais. Nesse mesmo local São Francisco recebeu a indulgência do “Dia do Perdão” – dois de agosto* – quando é intensa a afluência de fiéis à atual basílica de Porciúncula, onde é celebrada a festa de Nossa Senhora dos anjos, padroeira da Ordem dos Franciscanos
Elevada ao Céu de corpo e alma Nossa Senhora foi coroada como Rainha dos Céu e da Terra.
[37] É evidente que , do que fica dito, se deve concluir: que Maria recebeu de Deus um grande poder sobre as almas de eleitos.Ela não podia estabelecer neles a sua morada, como Deus Pai lhe ordena; nem formá-los, alimentá-los e gerá-los para a vida eterna como sua Mãe; nem recebê-los por sua herança e quinhão; nem formá-los em Jesus Cristo neles; nem lançar nos seus corações a raiz das suas virtudes a ser a companheira inseparável do Espírito Santo nas suas obras de graça; não poderia, repito, fazer tudo isso se não tivesse direito e poder sobre as suas almas, por uma singular graça do Altíssimo que, tendo-lhe dado poder sobre o seu Filho único e natural, deu-lhe também sobre os seus filhos adotivos, e isto não somente quanto ao corpo - o que seria pouco -mas também quanto à alma. [38] Maria é Rainha do céu e da terra por graça, como Jesus Cristo o é por direito natural e de conquista. Ora, assim como o reino de Jesus Cristo consiste principalmente no coração ou interior da pessoa humana, segundo as palavras: " O reino de Deus está dentro de vós " , assim também o reino da Santíssima Virgem está principalmente no interior da pessoa, isto é, na sua alma. É sobretudo nas almas que ela é glorificada com seu Filho mais do que em todas as criaturas visíveis, tal forma que podemos cama-lá com os Santos : Rainha dos corações.( Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem , de São Luis Maria de Montfort)
Iconografia
Geralmente representada em pintura ou baixo-relevo, Nossa Senhora dos anjos aparece de pé ou sentada sobre nuvens, cercada de anjos por todos os lados. Traz as mãos postas, um diadema formado de estrelas sobre a cabeça descoberta; veste túnica decotada e amplo manto.
*A Igreja Celebra a festa de Nossa Senhora rainha dia 22 de Setembro sete dia após sua Assunção (15 de Agosto).
À Rainha dos Anjos
Augusta Rainha dos céus e senhora dos anjos, Que recebestes de Deus o poder e a missão De esmagar a cabeça de satanás, Nós vos pedimos humildemente: Enviai as legiões celestes, Para que, sob vossas ordens, Elas persigam os demônios, Combatam-nos em toda a parte, Reprimam a sua audáciaE os precipitem no abismo. Quem é como Deus? Santos anjos e arcanjos, Protegei-nos, defendei-nos! Ó boa e terna Mãe, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Ó divina Mãe, enviai os vossos anjosPara que nos defendam e afastem de nós o cruel inimigo! Assim seja.

Deixe um Comentário

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -