terça-feira, 20 de julho de 2010

A MEDALHA MILAGROSA

A medalha deve ser explicada como um fato que se liga à visão da Virgem Maria portando o globo entre as mãos, fato que precede a visão da medalha.

A primeira aparição é a da Virgem Maria com o globo, quer dizer, Nossa Senhora, que tem na mão um globo dourado, e sobre este, pequena Cruz. Este globo dourado, encimado pela pequena Cruz, significa a humanidade resgatada e glorificada. O globo representa a humanidade (e o cosmos) ; a cor dourada, a glória ; e a pequena Cruz nos recorda o sacrifício redentor. Maria apresenta a Deus essa humanidade salva; e a Virgem que porta o globo nas mãos, expressa a maternidade espiritual de Maria.

A visão evolui tornando-se a de uma Virgem Imaculada. Surge, finalmente, a visão da medalha milagrosa, mostrando, no anverso, Nossa Senhora, com os braços ternamente abertos, derramando raios que representam as graças que nos traz e, no reverso, dois corações e a letra "M", encimada por pequena Cruz.
No reverso da medalha milagrosa, encontram-se dois corações e um "M" encimado por pequena Cruz. Os dois corações comprovam a união de Maria com Jesus.

A associação dos dois corações num mesmo alinhamento - o de Maria (transpassado) e o de Jesus (coroado de espinhos) - exprime o extraordinário grau de unidade da Mãe com seu Filho, unidos "por um vínculo estreito e indissolúvel" (Vaticano II, Lumen Gentium, 53). A maternidade divina de Maria constitui a base de sua relação com o Filho, na imagem dos dois corações, e a sua participação no sacrifício do Jesus, seu Filho, nosso Salvador.

O "M" encimado pela Cruz: a união de Maria com a humanidade resgatada.

Padre Alabel, referindo-se ao relato de Irmã Catarina Labouré sobre a Medalha, constata com clareza que a Cruz é pequena, menor que a letra "M". A.linha transversal exposta na base da Cruz (mais extensa que os braços da Cruz) indica a terra. Foi desta forma que a pequena Cruz, encimando o globo terrestre que estava nas mãos de Maria foi descrito por Catarina Labouré: "a Cruz sobreposta ao globo terrestre". Neste segundo caso, ela não teve dúvida de que se tratava de toda a humanidade resgatada.

É a visão da Virgem Maria com o globo nas mãos que vem elucidar a questão da barra transversal e de todo o símbolo do qual ela constitui parte. Percebemos então Maria (na letra "M") apresentando a Deus a humanidade resgatada (uma linha representando a terra encimada pela pequena Cruz). Esta imagem nos é reproduzida na visão em que aparece Nossa Senhora a levar o globo entre as mãos. O ourives, que não teve conhecimento da visão da Virgem Maria com o globo, representou a Cruz bem maior do que a indicada por Catarina, pois ele julgava que esta Cruz deveria representar Jesus Cristo (pois o Cristo é maior do que Maria).

Fonte: www.mariedenazareth.com

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (da MEDALHA MILAGROSA)

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -