terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Dentre tantos títulos atribuídos à Santíssima Virgem, no decurso dos séculos, pelo amor filial dos cristãos, existe uma denominação que lhe confere significado bastante profundo: “Virgo Fidelis”, Virgem fiel. O que significa esta fidelidade de Maria? Quais são as suas dimensões?

A primeira dimensão chama-se “busca”.

Maria foi fiel, antes de mais, quando, com amor se pôs a buscar o sentido profundo do Desígnio de Deus, n'Ela e para o mundo. "Quomodo fiat? — Como poderá ser?", perguntou Ela ao Anjo da Anunciação. Já no Antigo Testamento, o sentido desta busca se traduz numa expressão de rara beleza e de extraordinário conteúdo espiritual: "buscar o Rosto do Senhor".

Não haverá fidelidade se na raiz não houver esta busca ardente, paciente e generosa; se no coração do homem não se encontrar uma pergunta para a qual só Deus tem a resposta, ou melhor dizendo, para a qual só Deus é a resposta.

A segunda dimensão da fidelidade chama-se acolhimento, aceitação.

O "quomodo fiat" transforma-se, nos lábios de Maria, num "fiat". Assim se faça, estou pronta, aceito: este é o momento crucial da fidelidade, momento em que o homem entende que jamais compreenderá totalmente o "como", que no Desígnio de Deus há mais zonas de mistério do que de evidência, e que, por mais que faça, não conseguirá nunca aceitá-lo todo.

É então, neste momento, que o homem aceita o mistério e lhe dá um lugar no seu coração, do mesmo modo que Maria “conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc. 2, 19; cf. Lc. 3. 15).

É o momento em que o homem se abandona ao mistério, não com a resignação de quem capitula perante um enigma ou um absurdo, mas sim, com a disponibilidade de quem se abre para ser habitado por algo — por Alguém! — Alguém maior que o próprio coração. Esta aceitação realiza-se em definitivo pela fé que é a adesão de todo o ser ao mistério que se revela.

Papa João Paulo II
Homilia do Santo Padre, no México (México), sexta-feira, 26 de janeiro de 1979
Fonte: www.mariedenazareth.com/1147.0.html

Deixe um Comentário

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -