terça-feira, 7 de maio de 2013



Lembramos que, no século XIII, o rei de Castela, Afonso X, o Sábio, já havia associado, em uma de suas canções, a beleza de Maria ao mês de maio. No século seguinte, o bem-aventurado dominicano Henrique Suso, na época das flores, costumava tecer coroas de flores e oferecê-las à Virgem Maria, no primeiro dia de maio. 


Em 1549, Seidl, um beneditino, tinha publicado um livro intitulado "O mês de maio espiritual", e São Felipe Neri exortava os jovens a manifestar especial devoção a Maria, durante o mês de maio, ocasião em que reunia as crianças em torno do altar da Virgem Santíssima para, juntamente com a devoção, lhe oferecer flores da primavera. 

Um pouco mais tarde, os Jesuítas recomendavam que, na véspera do dia primeiro de maio, em cada apartamento, fosse erguido um altar a Maria, decorado com flores e luzes, diante do qual, todos os dias do mês, a família se reuniria para recitar algumas orações em honra da Virgem Santa, antes de sortear um bilhete que indicava a virtude que deveria ser praticada no dia seguinte. Essa devoção mariana tornou-se perpétua, mundo afora, até os nossos dias. 

Assim, neste mês de maio, como as crianças da idade média, ofereçamos flores e orações a Maria!

Deixe um Comentário

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -