sábado, 21 de dezembro de 2013

          O ENCONTRO DO DIVINO E DO HUMANO, JESUS!

Pe. Gilberto Kasper


Mestre em Teologia Moral, Especialista em Bioética, Ética e Cidadania, Professor Universitário, Assistente Eclesiástico do Centro do Professorado Católico, Reitor da Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Jornalista.

No quarto (último) Domingo do Advento, chegando ao ponto alto de nossa espera, despontam para nós os lampejos de um novo amanhecer, anunciando a chegada do Sol da justiça, o Emanuel, o Deus conosco. Ele é a manifestação do segredo escondido em Deus, há séculos: a salvação, a vida plena e feliz para toda a humanidade.
A antífona de entrada de nossas celebrações do próximo domingo, o quarto e último do Advento, inspirada no Salmo 45,8, evoca a descida do orvalho celeste que faz brotar da terra, a salvação. É um vivo sinal do maravilhoso encontro do divino e do humano em Jesus de Nazaré que a liturgia do quarto domingo do Advento evidencia.
O acendimento das quatro velas da coroa do Advento nos confirma a chegada plena da luz no seio bendito de Maria, grávida pelo Espírito Santo e na fiel obediência de José, o homem justo. Ambos, modelos do Advento, vivem ardente espera do Salvador em meio à obscuridade da fé e às ambigüidades e provas da frágil condição humana.
Mesmo na alucinação das compras natalinas, aturdidos pelos anúncios de um Natal esvaziado pelo consumismo e devotados ao ídolo mercantilista e tirano do dinheiro, a humanidade e todo o universo clamam esperançosos pelo Reino e se enternecem diante da simplicidade, da gratuidade, de relações verdadeiras, do serviço desinteressado do pequeno resto, da geração dos que buscam a Deus. Sinalizam a chegada do “Emanuel” e da força de seu Espírito, gerando, com autenticidade e sem muito barulho, um mundo novo (cf. Roteiros Homiléticos do Advento da CNBB 2013/14, pp. 33-34).
Queremos, na grandiosidade do encontro do divino com o humano, Jesus de Nazaré, celebrar seu Natal com grande humildade de coração. Nossa riqueza consistirá na presença de cada um em nossas celebrações natalinas na Igreja Santo Antônio, Pão dos Pobres, na Avenida Saudade, 202 nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto. Celebraremos a Missa do Galo, dia 24 de Dezembro de 2013 às 19h30 e a Missa Solene do Natal do Senhor, dia 25 de Dezembro, às 9 horas. Sintam-se todos convidados para, juntos, celebramos o mais rico Natal, decantado em nossa humildade e no protagonismo da Paz!


Deixe um Comentário

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -