quarta-feira, 26 de julho de 2017

Rezar o terço é uma prática católica de devoção a Nossa Senhora, passada de geração em geração, e carregada de significados e simbolismos. Muitas pessoas praticam-a sem saber a sua origem ou acabam fazendo por costume, sem propósito ou fé. E você? Sabe porque as pessoas rezam o terço?
História

Sua história é antiga. Um dos primeiros registros diz que monges cristãos usavam pedrinhas para contar as suas orações e na Igreja Católica, em 1328, Nossa Senhora apareceu para São Domingos e pediu que ele rezasse o terço para salvação do mundo. Foi assim que surgiu a devoção ao Rosário (coroa de rosas oferecida a Nossa Senhora).

Prática

Rezar o Rosário significa meditar os vinte mistérios da Fé Católica que são divididos em quatro grupos de cinco mistérios, ou seja, o Terço. No Rosário, rezamos 150 Ave-Marias e no terço reza-se apenas 50.
Rezar o terço nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz.

O terço pode ser rezado individual ou coletivamente e sua prática rapidamente tornou-se a oração mais popular da Igreja Católica. É ainda uma das formas de devoção mais queridas à Nossa Senhora sendo praticada fielmente pelos cristãos até os dias de hoje.

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -