quinta-feira, 10 de agosto de 2017



A doença e o sofrimento estiveram sempre entre os problemas mais graves que afligem a vida humana. Na doença, o homem experimenta a sua incapacidade, os seus limites, a sua finitude. Qualquer enfermidade pode fazer-nos entrever a morte. (CIC 1500)
A doença pode levar à angústia, ao fechar-se em si mesmo e até, por vezes, ao desespero e à revolta contra Deus. Mas também pode tornar uma pessoa mais amadurecida, ajudá-la a discernir, na sua vida, o que não é essencial para se voltar para o que o é. Muitas vezes, a doença leva à busca de Deus, a um regresso a Ele. (CIC 1501)
 Frequentemente, Jesus pede aos doentes que acreditem (Mc 5,34 -36;9,23) Serve-se de sinais para curar: saliva e imposição das mãos (Mc7,32-36;8,22-25), lodo e lavagem (Jo 9,6s). Por seu lado, os doentes procuram tocar-Lhe (Mc 1,41), «PORQUE SAÍA D'ELE UMA FORÇA QUE A TODOS CURAVA» (Lc 6, 19). POR ISSO, NOS SACRAMENTOS, CRISTO CONTINUA A «TOCAR-NOS» PARA NOS CURAR. (CIC 1504)
O Espírito Santo confere a alguns o carisma especial de poderem curar (1Cor 12,9.28.30) para manifestar a força da graça do Ressuscitado. Todavia, nem as orações mais fervorosas obtêm sempre a cura de todas as doenças. Assim, São Paulo deve aprender do Senhor que «a minha graça te basta: pois na fraqueza é que a minha força actua plenamente» (2 Cor 12, 9), e que os sofrimentos a suportar podem ter como sentido que «eu complete na minha carne o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu corpo, que é a Igreja» (CI 1, 24).(CIC 1508)
«Curai os enfermos!» (Mt 10, 8). A Igreja recebeu este encargo do Senhor e procura cumpri-lo, tanto pelos cuidados que dispensa aos doentes, como pela oração de intercessão com que os acompanha. ELA "CRÊ NA PRESENÇA VIVIFICANTE DE CRISTO, MÉDICO DAS ALMAS E DOS CORPOS, PRESENÇA QUE AGE PARTICULARMENTE ATRAVÉS DOS SACRAMENTOS E DE MODO MUITO ESPECIAL DA EUCARISTIA, PÃO QUE DÁ A VIDA ETERNA (Jo 6,54-58) (CIC 1509)

“NA EUCARISTIA, ESTÃO CONCENTRADAS, COM SINGULAR RIQUEZA E VARIEDADE DE MILAGRES, TODAS AS REALIDADES SOBRENATURAIS”. ( Papa Leão XIII)

“HÁ MAIS PROVEITO NA EUCARISTIA QUE EM UMA SEMANA DE JEJUM A PÃO E ÁGUA.

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -