sexta-feira, 11 de agosto de 2017



Oração da “Salve Rainha”: por que chamamos Maria de Rainha?lguns leitores protestantes nos perguntaram por que os católicos chamam Maria de Rainha. Deixemos que Santo Afonso Maria de Ligório responda por nós. Ele nos fala com detalhes da preciosa oração “Salve Rainha” em sua obra “Glórias de Maria”; o seguinte fragmento explica precisamente o uso desse termo aplicado a Nossa Senhora:

Tendo sido a Santíssima Virgem elevada à dignidade de Mãe de Deus, com justa razão a Santa Igreja a honra e quer que por todos seja honrada com o título glorioso de Rainha.

Se o Filho é Rei, diz o Pseudo-Atanásio, justamente a Mãe deve considerar-se e chamar-se Rainha. Desde o momento em que Maria aceitou ser Mãe do Verbo Eterno, diz São Bernardino de Sena, mereceu tornar-se Rainha do mundo e de todas as criaturas. Se a carne de Maria, concluiu o abade Arnoldo, não foi diversa da de Jesus, como, pois, da monarquia do Filho pode ser separada a Mãe?

Se Jesus é Rei do universo, do universo também é Maria Rainha, escreve Roberto, abade. De modo que, na frase de São Bernardino de Sena, quantas forem as criaturas que servem a Deus tantas devem servir também a Maria. Por conseguinte, estão sujeitos ao domínio de Maria os anjos, os homens e todas as coisas do céu e da terra, porque tudo está sujeito ao império de Deus. Eis porque o abade Guerrico lhe dirige estas palavras:

“Continuai, pois, a dominar com toda a confiança: disponde a vosso arbítrio dos bens de vosso Filho: pois, sendo Mãe, e Esposa do Rei dos reis, pertence-Vos como Rainha o reino e o domínio sobre todas as criaturas”.

- Copyright © Meu Imaculado Coração Triunfará -